Depressão.

Há quem diga que depressão é coisa de gente fraca, preguiçosa, de quem quer chamar atenção ou até mesmo de quem gosta de se fazer de vítima. Na verdade, depressão não é brincadeira e nem um joguinho de faz de conta. Depressão é uma doença e precisa ser tratada.

Segundo o Dr. Drauzio Varella, “Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.”. É mais comum em mulheres, mas talvez se deva ao fato de que homens não procuram tratamentos nesses casos, afinal, vivemos em uma sociedade machista em que “homem não chora”, certo? Certo, infelizmente.

Só quem já passou por um momento depressivo sabe o quão ruim são todos os sintomas e sentimentos. Acho que pior do que ter depressão, é ter uma pessoa que você ama num quadro assim. Você tenta fazer de tudo para que ela fique bem e ela não consegue reagir. É fácil julgar quando nunca se viveu próximo a algumas situações da vida.

A gravidade do quadro depressivo pode levar ao suicídio. Alguém que não faz o tratamento correto, pode se acabar procurando o que lhes dá prazer momentâneo, como a bebida ou as drogas. Essas podem causar estados depressivos pós-uso e são extremamente graves, pois potencializam estados depressivos já existentes.

É fácil julgar o alcoólatra, o drogado, o morador de rua, etc. Difícil é pensar como e porque essas pessoas chegaram a este ponto. Talvez se tivessem tratado seu problema no início, da forma correta, não estariam ali. Tão mais fácil usar seus exemplos de superação e dizer que você não precisou beber, nem se drogar e nem tomar remédios anti depressivos pra sair daquela situação. Pois bem, julgar realmente é muito fácil. Por isso, se eu posso dar um conselho, não vá dar lição de moral à alguém que está passando por um quadro de depressão. Isso só vai fazer a pessoa se sentir pior.

Se quiser ajudar, dê um abraço, deixe a pessoa falar, faça-a sorrir. É só disso que essas pessoas precisam: tratamento adequado, carinho, compreensão e amor.

  1. #1 por bsantss em 27/05/2015 - 13:42

    Realmente Gle, as pessoas tem um preconceito danado com a depressão, tanto é que as pessoas que possuem doenças relacionadas ao emocional, ou mental, tem uma dificuldade absurda para aposentar por invalidez, ou conseguir o auxílio doença.

    As pessoas acham que é frescura, e surgem comentários do tipo “Arruma um trabalho que isso some”, ou “isso é falta do que fazer, é preguiça”..

    A verdade é que as pessoas deviam respeitar mais quem tem depressão ou qualquer outra doença, e entender que é uma luta sim. Tenho uma pessoa na família assim e sei bem como é você conviver com uma pessoa depressiva que precisa de ajuda e de amor, e observar como as pessoas se distanciam , e tem medo.

    Não é fácil não viu…

    Curtido por 1 pessoa

  2. #2 por jalmeida05 em 28/05/2015 - 06:38

    gostei das dicas no principio quando li achei que a informação só servia para um amigo que o vejo sempre deprimido mas agora também tenho tirado proveito.

    Curtido por 1 pessoa

Dê sua opinião! Comente!