Politicagem Brasileira

O Brasil é um país historicamente centralizado no que diz respeito à política e administração. Tendo em vista que estamos em época de Eleições, eu dei minha opinião à respeito do Debate Presidencial ocorrido no dia 26/08/2014 na Band, publicando em uma de minhas redes sociais, o seguinte texto, levando em consideração todos os candidatos participantes, sem “puxar sardinha” pro lado de ninguém:

DilmaDilma Rousseff (PT):
Defendeu o seu mandato, mesmo levando na cabeça a toda hora por conta das “estatísticas” do Brasil atual que todo mundo sabe como está. E na boa, independente de qualquer outrx candidatx, éra óbvio que ela seria a mais “detonada” por todxs, por estar no poder agora. Digamos que ela vendeu bem o seu peixe citando as atividades executadas pelo PT nesses 12 anos de Governo.

Aécio NevesAécio Neves (PSDB):
Totalmente centrado. Acredito que dentre todos, ele foi o que mais teve argumentos, se preparou e respondeu coerentemente os questionamentos. Ouvindo ele falar realmente me pareceu tudo muito lindo, mas quem conhece o “histórico político” dele pra chegar até essa candidatura, não consegue ter muitas esperanças. Acredito que ele vá seguir os mesmos “padrões” do governo atual, de quem mais tem, mais ganha. O famoso “the show must go on”.

Marina SilvaMarina Silva (PSB):
Enrolou. Não achei uma boa participação dela. Sempre dava um jeito de fugir do foco dos questionamentos e “fazer propaganda” sobre o que o “governo dela” vai realizar. Achei muito confusa e contraditória.

Luciana GenroLuciana Genro (PSOL):
Teve poucas oportunidades de fala e o pouco que teve, não conseguiu desenvolver conteúdos que entrassem em discussão e debate posterior. Acho que faltou vender um pouco daquele peixe que ela tem no programa político dela.

Eduardo JorgeEduardo Jorge (PV):
Não sabe se expôr publicamente. Parece-me um cara muito inteligente, sarcástico e que tem sede de abraçar essa causa e fazer um país melhor. Defende seu partido a todo momento e gosto da forma com que ele trata a questão da descentralização do poder atual.

Pastor EveraldoPastor Everaldo (PSC):
Esse negócio de defender muito a religião na candidatura dele me irrita! Acredito que em todas as respostas dele, ele citou o “povo cristão”. Não gosto de pessoas que utilizam desse tipo de meio para fazer política.

Levy FidelixLevy Fidélix (PRTB):
Sarcástico. Simples assim. Não consigo falar mais nada sobre ele. Até porque, pouco ele falou e o que falou era para denegrir e afrontar de forma desnecessária xs demais candidatxs.

No meu ponto de vista, daria para dividir esses candidatos em dois grandes grupos: os favoritos e os demais. Ficou muito claro que o grande lance desse debate foi colocar lenha na fogueira entre Dilma, Marina e Aécio. Os “demais” (que não deveriam ter sido tratados como menos importantes) tiveram poucas oportunidades de fala.
Acho interessante que a mídia faça esses debates, porém, a forma com que este foi organizado, não foi justa!
Além disso, eu gostaria de entender o porquê de termos sempre debates com candidatos à presidência e com os demais cargos (senadorxs, deputadxs federais, governadorxs, deputadxs estaduais) que “por acaso” ocupam cargos de decisão e estão em maior escala dentro do Senado e das Câmaras, raramente são feitos. Eu vejo esses “outros cargos” como essenciais para que NOS REPRESENTEM (cidadãos).
Particularmente acredito que está na hora de descentralizar o poder e mudar a cultura que envolve a política do nosso país. Se queremos mudanças, temos que começar a exigir mais, criticar mais, questionar mais, etc. De nada adianta anular voto ou votar em branco, um tem que ser escolhido. Escolham seus candidatos, entendam o programa político delxs, vejam se elxs podem te representar de verdade. Essa é a nossa obrigação como cidadãos, bem como a delxs é vestir a camisa em agradecimento aos nossos votos.

Anúncios

, , ,

  1. #1 por Sabrina Bowens em 02/09/2014 - 20:39

    Então tia… me dói só de pensar que teremos que votar no menos pior. Quem me conhece sabe que sempre votei contra o PT, pois não acredito na boa intenção deles, até mesmo porque para mim, é um bando de lobo em pele de cordeiro…
    Minha esperança era o Aécio, mas tenho visto ele em segundo plano, com dificuldade ou medo de expor de verdade suas opiniões. Sindo falta de um posicionamento claro das propostas dele, para sair desta balburdia que estamos vivendo.
    Marina? Não… tenho a impressão que ela será pior que Dilma, pois além de ser uma das que ajudou a fundar o PT, ela é extremamente autoritária… e acredito que ela pretenderá viver em uma bolha…além do que, é incoerente demais, quando aceita ser candidata de um partido que até pouco tempo atrás, era um dos que não a agradava. Tanto não agradava que ela desejava criar seu próprio partido.
    Bom… vou esperar antes de tomar qualquer decisão, mas se a eleição fosse hoje, minha vontade era de votar no Eduardo, que pelo menos coragem para defender suas ideias, ele está demonstrando ter.

    Curtido por 1 pessoa

    • #2 por Gle em 03/09/2014 - 12:55

      Obrigada pelo comentário, Sabri. Confesso que concordo com você! Eu, sinceramente, não vou votar no grupo dos favoritos. Não voto neles porque não me descem. Entrei no site das eleições 2014 ontem e descobri que além desses que citei existem mais candidatos. Xs coitadxs mal aparecem na TV. Eu gosto do Eduardo Jorge, apesar dele ser doidão (rsrs). Acredito que ele poderia sim fazer diferente. Gosto também da Luciana Genro, são pessoas que parecem sinceras quando falam, diferente dos três BamBamBans. Enfim, só espero que as pessoas votem em quem ELAS acreditam e parem com essa de “não adianta votar nelxs porque não tem chances”. Se todo mundo pensar assim, eles nunca terão chances mesmo, né? Beijo!

      Curtir

Dê sua opinião! Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: